domingo, 1 de julho de 2012

COMO SE COMPORTAR EM VIAGEM DE NEGÓCIOS

             FOTO: DIVULGAÇÃO
         

              Fabíola Cangussu


         A vida empresarial é dinâmica e não é raro que seja solicitado pela empresa a participar de congressos, seminários ou mesmo reuniões de negócios fora de sua cidade de residência.          Nesse momento surgem diversas dúvidas, entre elas como arrumar a mala, ou mesmo, onde se hospedar.
         Em relação à hospedagem, um bom método é solicitar aos organizadores da viagem que optem por hotéis de fácil acesso ao local do compromisso profissional. De preferencia, agende sua chagada com pelo menos 12 horas de antecedência, isso garante a possibilidade de contornar imprevisto e evita atrasos.
         Quanto à mala, coordene as roupas com o número de dias que ficará fora. Tenha sempre peças coringas que façam o maior número de combinações possíveis, isso ajudará a não ter que levar o guarda-roupa inteiro. Mesmo se for ficar fora apenas um dia. Leve roupa tanto para a reunião de negócios, quanto para sair à noite, afinal, pode surgir uma programação inesperada e você terá que está preparada.
         Outro ponto que se deve prestar atenção é com a própria viagem. Hoje os preços da passagem de avião estão mais acessíveis. O que faz com que tenha maior número de pessoas usando esse meio de locomoção. Por isso, observar algumas regras ajuda a tornar a viagem mais tranquila:
  • Procure manter-se em sua poltrona. O corredor dos aviões comerciais é estreito.  Andar de um lado para o outro perturba os demais passageiros
  • As poltronas são muito próximas, então, se for ler o jornal, nada de abri-lo por inteiro.
  • Pelo mesmo motivo, ao comer, mantenha os cotovelos bem junto ao corpo.
  • Antes de inclinar à poltrona, verifique se o passageiro de trás não está com a mesinha aberta, isso se aplica aos ônibus também.
  • Falar baixo é sempre prudente. Ninguém é obrigado a escutar sua conversa. Evite também grupinhos para contar piadas ou qualquer atividade que possa perturbar outros passageiros
  • Avião não é ponto turístico. Não insista em conhecer a cabine de comando.
  • Banheiro é público. Todos tem o direito de usar, assim. Seja rápido ao usar o banheiro e deixe tudo impecável.
  • Ao acordar cuide de sua aparência e leve sempre bala para refrescar o hálito.
  • Pergunte à aeromoça se é permitido o uso de um determinado objeto antes de acioná-lo.
  • Não se aproprie de nada para levar de "lembrança".
  • Se não gostar da comida não reclame. Ali não é restaurante, e possivelmente nesse momento não haverá nada que se possa fazer.
  • Caso precise, procure no fim da viagem o ombudsman da empresa e faça reclamações.
  • Algo que pode ser muito útil, sempre coloque uma muda de roupas na bagagem de mão. Imprevistos como extravio de malas podem acontecer.
* Fabíola Cangussu é jornalista e consultora de etiqueta empresarial

Nenhum comentário:

Postar um comentário