quinta-feira, 28 de junho de 2012

Servir ou não álcool em almoço de negócios



Fabíola Cangussu


    O almoço de negócio tem como finalidade retirar a pessoa do ambiente austero e leva-la a um lugar mais estimulante, que a descontraia e tornem os acordos profissionais mais atrativos. Mas neste momento surge uma dúvida comum, servir ou não bebia alcóolica?
    Do ponto de vista legal, quando o profissional almoça fora do ambiente profissional, é permitida a degustação de algum tipo de bebida. Porém, do lado prático, deve-se observar alguns detalhes: Se você irá voltar à empresa, corre o risco de ter sonolência, lentidão e diminuição dos reflexos. Isso, sem dúvidas, acarretará diminuição do desempenho.
     Porém, sendo o anfitrião, não se esqueça de perguntar ao convidado se este deseja tomar alguma bebida. Consentindo, solicite ao garçom, e o acompanhe somente como gentileza. Mantenha um copo de água perto e der preferência a ele.
    No caso de ser um jantar de negócios, essa regra muda um pouco. Agradar o convidado com a escolha de um ótimo vinho torna-se um momento de extrema elegância e respeito. Caso seus conhecimentos de vinhos sejam mínimos ou nulos, solicite a indicação do metre ou do sommelier. Restaurantes de bom gosto costumam ter em sua carta o vinho ideal para cada prato do cardápio.
    Outro ponto a ser observado: Independente de ser mulher, quem convida é o responsável por pagar a conta do almoço ou jantar de negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário