quinta-feira, 22 de março de 2012

ETIQUETA - O CÓDIGO DE CORTESIA QUE FAZ A DIFERENÇA

Fabíola Cangussu
Repórter


Quando se fala em etiqueta, muitos associam a ideia a conjuto de regras sociais, o que necessariamente não está incorreto, mas o melhor conceito para a palavra é Código de Cortesia, o bom senso que visa proporcionar bem estar ao outro, baseado em condutas culturais que a sociedade consolida. Está dividida em Etiqueta corporativa/empresarial e Etiqueta social
Falando-se de cultura, em nenhum momento se pode criar uma etiqueta universal.  Respeito e educação são demonstrados com pluralidade, uma vez que cada grupo social demonstra esses sentimentos de forma única. Cabe ao estrangeiro o papel de pesquisar e entender essas nuances sociais.
O chá  ilustra bem essas diferenças. A Inglaterra tem o seu tradicional chá das cincos, que segui um ritual de requinte, porcelanas antigas  resaltando toda a riqueza da corte britânica. Por outro lado, a cerimônia do chá, no Japão, envolve conhecimentos de uma ampla gama de artes tradicionais, roupas típicas, e acessórios variados. Os convidados também necessitam conhecer um pouco desse ritual, uma vez que durante a cerimônia será cobrado gestos e frases pré-definidos.

RESPEITO E EDUCAÇÃO EM AMBIENTE PROFISSIONAL

Saber se comportar em ambiente profissional, exige conhecer e praticar o bom senso, o respeito e a educação. O que certamente melhora o desempenho profissional e emana uma imagem de segurança e credibilidade.
A boa imagem pessoal não é apenas refletida na maneira correta de se vestir, mas principalmente no respeito aos clientes, colegas e demais pessoas do seu convívio, dentro da empresa, reuniãoes, palestras, seminários e congressos.
Vale lembrar que empresas e profissionais necessitam participar de cursos, seminários, simpósios, feiras e congressos para trocarem conhecimentos e manterem sempre atualizados. Comportar-se com bom senso é sempre o melhor caminho.


DICAS IMPORTANTES
SE VISTA ADEQUADAMENTE – O vestuário segue algumas regras básicas, respeitando o ambiente. Vale lembrar que em ambiente profissional a elegância consiste na discrição. Bermudas, regatas e minissaias devem ser guardadas para o lazer.

SEJA PONTUAL – Chegar no horário demonstra respeito aos organizadores do evento, aos palestrantes e aos demais participantes. Além de ser desgastante para o palestrante, uma vez que este pode ter outros compromissos, os atrasos pessoais também podem tumultuar as palestras e seminários uma vez que dispersam os participantes.

DEMONSTRE INTERESSE – Mantenha sempre boa postura na cadeira, expressão de suavidade no rosto e muito respeito a quem está com a palavra.

SABER OUVIR - Saber ouvir é uma qualidade importante em qualquer setor da vida. Aprender ouvir amplia os conhecimentos e evita gafes, além de demonstrar educação.

CONVERSAS PARALETAS- Não existem desculpas para conversas paralelas. Elas atrapalham os palestrantes e os demais participantes. Deixe os comentários e os demais assuntos para os intervalos ou marque um encontro para manterem o assunto em dia.

DESLIGUE O CELULAR- Nunca é de bom tom atender ligações neste tipo de evento. Caso esteja esperando ligação, mantenha em modo silencioso, e sente-se em local de fácil trânsito.

EDUCAÇÃO NAS REFEIÇÕES – O coffe breaks e demais intervalos de refeições são feitos para socialização. Todos devem ter acesso. Sirva-se e afaste, permitindo que os demais façam o mesmo. No geral, o café servido é apenas para ajudar a pessoa a ficar mais desperta e interessada nas próximas palestras. Não é o momento de se fartar.

NÃO ENTRE COMENDO – Seminário não é circo que permite pipoca e algodão doce. Além de ser deselegante, comer durante esse tipo de evento perturba a todos. Geralmente, os sentidos de quem está à frente, ficam mais apurados por causa do nervosismo e da própria ansiedade. Respeite-o.

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